EMT no tratamento do Mal de Alzheimer

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) tem mostrado resultados promissores no tratamento da Doença de Alzheimer, particularmente em estágios iniciais e moderados da doença. Estudo realizado pelo grupo de Giacomo Koch, publicado em novembro de 2022, destaca os benefícios da EMT de alta frequência no pré-cúneo, uma região situada na face medial do lobo parietal, que desempenha um papel crucial na "rede de modo default" do cérebro.

O estudo envolveu 50 pacientes com Doença de Alzheimer leve a moderada, divididos em dois grupos: um recebeu EMT ativa e o outro, estimulação placebo. Todos os pacientes estavam em tratamento com anti-colinesterásicos e uma parte também usava memantina. O protocolo de EMT utilizado incluiu sessões intensivas nas duas primeiras semanas, seguidas de sessões de manutenção por mais 22 semanas.

Os resultados mostraram que o grupo tratado com EMT manteve os escores estáveis na escala CDR-SB (Clinical Dementia Rating-Sum of Boxes), enquanto o grupo placebo apresentou uma deterioração de 1 a 2 pontos. Estes achados sugerem que a EMT pode estabilizar a progressão da Doença de Alzheimer por pelo menos seis meses, possivelmente devido à promoção da plasticidade neural e efeitos anti-apoptóticos mediados pelo BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro).

Embora o método de localização do alvo e a definição da intensidade do estímulo utilizados no estudo possam ser complexos para implementação clínica generalizada, os resultados são encorajadores. A EMT representa uma abordagem inovadora para o tratamento da Doença de Alzheimer, oferecendo uma nova esperança para retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Estudos futuros são necessários para otimizar os protocolos e confirmar a eficácia em uma população mais ampla.

Para agendamento, entre em contato por telefone: (47) 3237-6829, (47) 992817005 ou (46) 9135-1540

Além do atendimento presencial (em Blumenau e Pato Branco), é possível agendar a consulta por chamada de vídeo (telemedicina).

Depoimentos:

Para agendamento de consultas, entre em contato conosco através do Whatsapp.

47 9281-7005

Matérias relacionadas:

  • Demência

    A demência não é apenas um tipo de doença, ela é considerada uma síndrome, ou seja, é um grupo de sinais físicos e sintomas que a pessoa apresenta, mostrando-se em diferentes tipos de doenças. Assim como uma síndrome, a demência apresenta três características principais.
    Saiba mais

  • Aniversário de 20 anos de formatura em medicina

    Exatamente hoje, há 20 anos, eu me formava médico pela Universidade Regional de Blumenau. Então com 25 anos, eu estava conquistando uma etapa importantíssima da minha vida, uma vez que precisei batalhar muito para ser médico.
    Saiba mais