Mudar é necessário!

O que faz as pessoas não conseguirem mudar determinados comportamentos? Como por exemplo: escolher alimentos saudáveis, fazer uma dieta, praticar exercícios físicos, usar adequadamente remédios por tempo e dose adequados, enfim, todas aquelas coisas que sabemos que nos fariam bem, mas que dificilmente a maioria das pessoas fazem.

Vejamos um exemplo para ilustrar:

Após sofrer infarto agudo do miocárdio, é comum a pessoa mudar algumas rotinas de vida, como seguir uma dieta, parar de fumar, fazer exercícios físicos e tomar medicação. Mas o que aconteceu? O que lhe motivou? Acredito que não foi somente o contato com a possibilidade de morrer, mas sim o desejo de permanecer vivo e desfrutar da vida, ou seja, se criou uma necessidade.

Nesse exemplo, podemos considerar que a pessoa sempre foi capaz de caminhar, parar de fumar e reeducar sua alimentação. Entretanto, agora com a necessidade que brotou pelo desejo de permanecer vivo, foi capaz de realizar tais mudanças em sua vida.

Quando refletimos sobre tudo o que podemos melhorar em nossa vida, avaliamos esses pontos mesmo sem percebermos se somos capazes de fazer, se existe necessidade e qual o nosso desejo em produzir tal mudança.

É muito comum acreditar que a vontade é necessária para se alcançar ou fazer algo, porém ela se forma após um certo tempo praticando aquilo que devemos fazer. Ninguém nasce com vontades ou gostando de alguma coisa, é a realização que nos torna capaz. Desse modo, surge o desejo pela ideia ou expectativa de gratificação, que se realiza no ato de sentir tal emoção.

Porém, nem tudo o que realizamos em nosso dia a dia é prazeroso ou agradável, mas fazemos por ser necessário. Note que neste ponto, muitas vezes, ignoramos o nosso desejo ou a nossa gratificação e fazemos por ser indispensável.

É a repetição de algo que nos torna competente.

Minha sugestão é que primeiro se construa a necessidade de mudar pela perseverança e teimosia saudável. Assim, a vontade se estabelecerá naturalmente e você se sentirá capaz de transformar sua vida tendo livre escolha.

Portanto, a motivação vem por muitos meios e cada um pode ter formas diferentes de conseguirmos o impulso para a mudança!

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias relacionadas: