Como funciona a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)?

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é um tratamento médico psiquiátrico que funciona com neuromodulação, ou seja, com a variação de campo magnético produzindo ação nos neurônios. Através da EMT, pulsos magnéticos induzem uma corrente elétrica que chega nas células nervosas cerebrais, os neurônios, estimulando e fazendo-os voltar a funcionar ou diminuindo sua atividade, conforme a necessidade de cada caso.
Os pulsos de baixa frequência (geralmente a 1 hertz) irão inibir a atividade do neurônio atingido. Já os de alta frequência (geralmente a 10 hertz) irão estimular o seu funcionamento.
Isso quer dizer que, em pessoas com depressão, por exemplo, que possuem redução da atividade cerebral no lobo frontal esquerdo, essa área será o foco para a aplicação da EMT, que estimulará os neurônios dessa região, possibilitando que o cérebro aprenda a voltar à normalidade.
Desde que surgiu na década de 80, a EMT vem sendo estudada e aplicada para uma variedade grande de problemas, como depressão, zumbidos, dor cônica e fibromialgia. Com poucos efeitos colaterais, a EMT costuma precisar de 20 a 30 sessões realizadas de segunda a sexta-feira, com duração de 20 a 30 minutos.

Para agendamento, entre em contato por telefone: (47) 3237-6829, (47) 992817005 ou (46) 9135-1540
Além do atendimento presencial (em Blumenau e Pato Branco), é possível agendar uma consulta por chamada de vídeo.
Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
Pós-graduado em Endocrinologia e Metabologia
CRM-SC - 10305 RQE 9292

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias relacionadas: