A fibromialgia é uma dor totalmente psicológica?

A fibromialgia é uma dor totalmente psicológica?


O “caminho” percorrido pelos pacientes com fibromialgia é, normalmente, o mesmo: percorrer diferentes consultórios médicos para descobrir o que causa a dor. Vários exames são feitos e nenhuma lesão é encontrada. Só então é que o psiquiatra é procurado e o diagnóstico de fibromialgia é detectado.


A fibromialgia é a segunda doença mais comum que afeta ossos e músculos, atrás apenas da artrite. Mesmo assim, ela ainda é de difícil identificação.


Estudos mostram que o que acontece no cérebro do paciente com esta doença é que ele processa a dor de maneira exagerada: Uma pessoa “normal” aguenta uma pressão de até 4kg sem sentir dor nenhuma, enquanto quem sofre com a fibromialgia sente dores imensas com bem menos pressão.


Especialistas explicam que vários estudos, desde a década de 1980, demonstraram que pessoas com fibromialgia possuíam neurotransmissores de dor em maior quantidade e, atualmente, exames já conseguem mostrar com confiabilidade esta diferença.


Não há cura para a fibromialgia, mas há tratamento, que, normalmente, é uma combinação de medicação, exercícios físicos, controle do estresse e hábitos saudáveis. Porém, quando o problema persiste, o tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana (EMT/TMS) é muito indicado.


Para o correto diagnóstico e tratamento da fibromialgia, é necessário consultar um psiquiatra.


Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
Pós-graduado em Endocrinologia e Metabologia
CRM-SC - 10305 RQE 9292
 

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias relacionadas:

  • Compreendendo melhor a inteligência

    A inteligência está relacionada a quantidade de estímulos ambientais em que a pessoa ou a criança é exposta. Por isso a importância de um ambiente seguro, estimulador e que reforce a capacidade de se desenvolver habilidades em tenra idade.
    Saiba mais

  • Janeiro Branco e a importância do cuidado com a saúde mental

    Estamos no Janeiro Branco, data que tem como objetivo alertar para a importância dos cuidados com a saúde mental. Este é o mês que usamos para renovar e estabelecer novas metas, e o bem-estar emocional é um dos objetivos importantes a serem levados em conta neste momento.
    Saiba mais