Transtorno de Ansiedade Generalizada
Segundo dados da OMS, o Brasil já era o país com maior índice de pessoas ansiosas do mundo, com mais de 18 milhões de pessoas com o transtorno. Agora, de acordo com uma pesquisa realizada pela UERJ e publicada virtualmente pela revista The Lancet, os casos de crise aguda de ansiedade pularam de 8,7% para 14.9%.
Outro estudo, feito pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com cerca de 400 médicos psiquiatras, revelou que mais de 89% dos especialistas perceberam o agravamento dos quadros psiquiátricos dos pacientes depois do começo do isolamento social. Além disso, 67,8% dos entrevistados receberam pacientes que nunca antes haviam apresentado sintomas psiquiátricos e 69,3% revelaram ter atendido pacientes que já haviam recebido alta, mas que tiveram volta de seus sintomas.
A conclusão é que pessoas ansiosas, que já costumam sofrer antecipadamente por padrão, com a quarentena tendem a ter piora do quadro. O que mais desencadeia os sintomas de ansiedade no momento atual são a falta de controle sobre os acontecimentos e o medo do que está por vir, com preocupações relacionadas à saúde, dinheiro, família e trabalho. Quando fora de controle, a ansiedade pode desencadear problemas mais graves, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), caracterizada pela preocupação excessiva, persistente e de difícil controle, normalmente em eventos cotidianos e sem motivos óbvios, com duração de mais de 6 meses. Geralmente, é acompanhada por mais de 3 dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.
Se você está sentindo algum desses sintomas, procure um profissional psiquiátrico para ter o correto diagnóstico.
Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
Pós-graduado em Endocrinologia e Metabologia
CRM-SC - 10305 RQE 9292
https://www.ricardozimmer.com.br/
Fontes:
https://drauziovarella.uol.com.br/coronavirus/ansiedade-da-quarentena-tem-relacao-com-a-falta-de-controle/
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/ansiedade-transtorno-de-ansiedade-generalizada/
https://www.vittude.com/blog/como-lidar-com-a-ansiedade-na-quarentena/
https://noticias.r7.com/saude/pandemia-de-covid-19-faz-dobrar-casos-de-ansiedade-diz-pesquisa-09052020
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52178068
https://veja.abril.com.br/saude/casos-de-depressao-e-de-ansiedade-dobram-durante-quarentena/
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade/pessoas-com-depressao-ansiedade-e-toc-podem-sofrer-mais-durante-a-quarentena
https://www.vittude.com/blog/ansiedade-generalizada/
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/04/16/uso-de-remedios-contra-ansiedade-aumenta-34-nos-eua-durante-surto-de-covid-19
https://www.ictq.com.br/varejo-farmaceutico/1552-covid-19-aumenta-venda-de-ansioliticos-medicamentos-para-insonia-e-vitaminas
Depoimentos:
Matérias relacionadas:
O que fazer quando os antidepressivos não funcionam?
O que fazer quando NÃO SE DESEJA USAR REMÉDIOS PARA TRATAR DEPRESSÃO OU O QUE FAZER QUANDO OS ANTIDEPRESSIVOS NÃO FUNCIONAM? Uma das alternativas para este problema é a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT/TMS)!
Saiba maisAtenção! Concentre-se!
Podemos melhorar a concentração se treinarmos a atenção, desenvolvendo a condição de mantê-la por mais tempo em um mesmo objeto ou função.
Saiba mais