Janeiro Branco e a importância do cuidado com a saúde mental

Estamos no Janeiro Branco, data que tem como objetivo alertar para a importância dos cuidados com a saúde mental. Este é o mês que usamos para renovar e estabelecer novas metas, e o bem-estar emocional é um dos objetivos importantes a serem levados em conta neste momento.
O lema do Janeiro Branco de 2021 é “todo cuidado conta”, buscando promover um pacto pela saúde mental. Mais do que nunca, a ação tem importância chave. A pandemia interrompeu serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países do mundo e, ao mesmo tempo, aumentou a procura por esses mesmos serviços.
O Brasil já é um dos recordistas mundiais em números de depressão, ansiedade e suicídios, mas, a chegada da Covid-19 e da quarentena fez isso piorar ainda mais.
Segundo a primeira fase de uma pesquisa realizada no final de 2020 pelo Ministério da Saúde, os quadros de ansiedade foram identificados em 86,5% dos indivíduos pesquisados, o transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e a depressão grave em 16% deles.
A pandemia também agravou vícios e dependências. Um estudo realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em 33 países da América Latina e Caribe (incluindo o Brasil), mostrou que 35% dos entrevistados revelaram aumento na frequência do hábito de beber de forma excessiva e em curto período de tempo.
É comum que, quando ouvimos falar sobre saúde mental, logo associarmos o termo às doenças mentais. Mas é preciso ter em mente que a saúde mental implica muito mais do que a ausência ou não de doenças.
Estar mentalmente saudável é estar em estado de bem-estar, apto para desempenhar suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a comunidade.
A conscientização sobre a relevância da saúde mental ajuda a informar a população sobre como identificar sinais precoces de que algo não anda bem e também sobre as estratégias possíveis para lidar com isso.
As atividades físicas regulares, ter uma alimentação saudável, dormir bem, ter momentos de lazer e diversão, socializar (por agora, nem que seja através de vídeo chamadas) e, claro, ter o acompanhamento psicológico por um profissional são muito importantes e podem fazer toda a diferença no seu emocional.
Agendamento para Blumenau: (47) 3237-6829. Agendamento para Pato Branco: (46) 3224-1540. Ou entre em contato para agendar sua consulta virtual!
Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
Pós-graduado em Endocrinologia e Metabologia
CRM-SC - 10305 RQE 9292
https://www.ricardozimmer.com.br/
Depoimentos:
Matérias relacionadas:
Questionário para diagnosticar possíveis transtornos alimentares
Há uma ferramenta simples de 5 questões chamada SCOFF que foi desenvolvida para uso tanto por médicos como por outros profissionais, como instrutores de ballet, técnicos de Wrestling, personal trainers, professores etc. (Morgan et al., 1999).
Saiba maisAtenção! Concentre-se!
Podemos melhorar a concentração se treinarmos a atenção, desenvolvendo a condição de mantê-la por mais tempo em um mesmo objeto ou função.
Saiba mais