Depressão e ansiedade aumentam riscos de outras doenças

Estudo publicado no JAMA Network Open buscou comparar o risco e a taxa de acúmulo de condições crônicas em pessoas com depressão e/ou ansiedade comórbidas versus indivíduos sem depressão e ansiedade.
Ao todo, 40.260 indivíduos foram analisados (53.3% mulheres e 46,7% homens).
Os resultados mostraram um risco de acumulação de condições crônicas significativamente maior entre mulheres durante toda a faixa etária com depressão e depressão e ansiedade comórbidas e entre homens mais jovens com depressão e ansiedade comórbidas.
Comparando com mulheres sem depressão ou ansiedade, houve uma taxa mais rápida de acúmulo de condições crônicas em mulheres com depressão ou ansiedade e uma taxa ainda maior quando depressão e ansiedade ocorreram concomitantemente.
Ou seja, os achados sugerem que a depressão e a ansiedade podem estar associadas a maiores taxas de aquisição de condições crônicas e essas associações podem ser ampliadas quando a depressão e a ansiedade ocorrem concomitantemente.
Essas descobertas demonstram a necessidade do tratamento para a depressão e a ansiedade comórbidas, que além de tratar a doença mental em si, pode ajudar a reduzir o risco de mortalidade prematura associada com outras comorbidades.
Fonte: BIPP - Brazilian Institute of Practical Pharmacology e NewsMed
Para agendamento, entre em contato por telefone: (47) 3237-6829, (47) 992817005 ou (46) 9135-1540
Além do atendimento presencial (em Blumenau e Pato Branco), é possível agendar uma consulta por chamada de vídeo.
Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
CRM-SC - 10305 RQE 9292
Depoimentos:
Matérias relacionadas:
O que fazer em uma crise de ansiedade?
Atendo muitos pacientes que sofrem com crises de ansiedade. Além do tratamento, que geralmente é uma combinação de medicamentos e terapia, repasso algumas práticas que podem ser usadas durante as crises para controlar as sensações negativas.
Saiba maisA ansiedade social
Medo exagerado de fazer algo em público? Você já sentiu medo de se expor, ansiedade, falta de ar, suor frio, coração disparado, rosto vermelho, mãos tremendo, gelo no estômago e preocupações do tipo: "O que os outros estão pensando de mim" ou "todos devem estar vendo que estou tremendo"?
Saiba mais