Depressão e ansiedade aumentam riscos de outras doenças

Estudo publicado no JAMA Network Open buscou comparar o risco e a taxa de acúmulo de condições crônicas em pessoas com depressão e/ou ansiedade comórbidas versus indivíduos sem depressão e ansiedade.
Ao todo, 40.260 indivíduos foram analisados (53.3% mulheres e 46,7% homens).
Os resultados mostraram um risco de acumulação de condições crônicas significativamente maior entre mulheres durante toda a faixa etária com depressão e depressão e ansiedade comórbidas e entre homens mais jovens com depressão e ansiedade comórbidas.
Comparando com mulheres sem depressão ou ansiedade, houve uma taxa mais rápida de acúmulo de condições crônicas em mulheres com depressão ou ansiedade e uma taxa ainda maior quando depressão e ansiedade ocorreram concomitantemente.
Ou seja, os achados sugerem que a depressão e a ansiedade podem estar associadas a maiores taxas de aquisição de condições crônicas e essas associações podem ser ampliadas quando a depressão e a ansiedade ocorrem concomitantemente.
Essas descobertas demonstram a necessidade do tratamento para a depressão e a ansiedade comórbidas, que além de tratar a doença mental em si, pode ajudar a reduzir o risco de mortalidade prematura associada com outras comorbidades.
Fonte: BIPP - Brazilian Institute of Practical Pharmacology e NewsMed
Para agendamento, entre em contato por telefone: (47) 3237-6829, (47) 992817005 ou (46) 9135-1540
Além do atendimento presencial (em Blumenau e Pato Branco), é possível agendar uma consulta por chamada de vídeo.
Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
CRM-SC - 10305 RQE 9292
Depoimentos:
Matérias relacionadas:
Existe prevenção para a depressão?
Antes de dizer para a pessoa depressiva que “ela precisa se ajudar”, “precisa ser mais forte”, lembre-se que a depressão não é questão de querer, mas sim de poder. Então, como agir diante de uma pessoa com depressão?
Saiba maisA EMT como ferramenta terapêutica no combate à depressão resistente a medicamentos
A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica não invasiva que utiliza campos magnéticos para estimular áreas específicas do cérebro.
Saiba mais