Ansiedade e depressão afetam 45% das mulheres brasileiras
A depressão, transtorno mental que afeta milhões globalmente, apresenta características específicas em sua manifestação e impacto nas mulheres. Estudo da ONG Think Olga com 1.078 brasileiras revelou a complexa relação entre depressão, ansiedade e os múltiplos papéis sociais e econômicos das mulheres.
Entre 12 e 26 de maio de 2023, 45% das participantes relataram diagnósticos de ansiedade, depressão ou outros transtornos, e 86% sentiram-se sobrecarregadas com responsabilidades excessivas. A sobrecarga, especialmente do trabalho doméstico e de cuidados, afeta principalmente mulheres de 36 a 55 anos e mulheres negras e pardas, que dedicam quase o dobro do tempo que os homens a essas tarefas.
Jovens mulheres sofrem com padrões de beleza impostos, enquanto o medo de violência é uma preocupação constante. Preocupações financeiras e o papel de principais provedoras, especialmente entre mulheres negras, das classes D e E e com mais de 55 anos, exacerbam o estresse e a ansiedade. Mães solo e cuidadoras enfrentam maior insatisfação e sobrecarga, com a situação financeira restrita impactando significativamente a saúde mental.
O tratamento da depressão é complexo, frequentemente envolvendo um processo de tentativa e erro com medicamentos. Desde 2012, o Conselho Federal de Medicina endossa a Estimulação Magnética Transcraniana (TMS) como uma opção terapêutica, especialmente para casos resistentes aos tratamentos convencionais. A TMS é um avanço no tratamento da depressão, destacando-se por não causar efeitos colaterais significativos. Realizada no consultório, sem anestesia e com o paciente consciente, a TMS permite a continuidade das atividades diárias sem interrupções.
Para agendamento, entre em contato por telefone: (47) 3237-6829, (47) 992817005 ou (46) 9135-1540. Além do atendimento presencial (em Blumenau e Pato Branco), é possível agendar a consulta por chamada de vídeo (telemedicina).
-------------------------------------
Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
CRM-SC - 10305 RQE 9292
-------------------------------------
Depoimentos:
Matérias relacionadas:
Como lidar com os traumas do passado no presente
O Psiquiatra Dr. Ricardo Zimmer, em entrevista no programa Ver Mais da RicTV Record SC, explicou como lidar com os traumas do passado no presente.
Saiba maisUm cachorro preto chamado "depressão"
Depressão não é frescura, não é só se ajudar. Trata-se de doença que influencia os hormônios e o sistema imunológico, e muda o funcionamento do corpo como um todo não só os neurônios e o cérebro.
Saiba mais