A ansiedade social

Medo exagerado de fazer algo em público? Você já sentiu medo de se expor, ansiedade, falta de ar, suor frio, coração disparado, rosto vermelho, mãos tremendo, gelo no estômago e preocupações do tipo: "O que os outros estão pensando de mim" ou "todos devem estar vendo que estou tremendo"? Esses são alguns dos sintomas da ansiedade social.


Geralmente, essas sensações aparecem quando a pessoa precisa apresentar trabalhos, falar em público, namorar/flertar, comer na frente de outras pessoas e, até mesmo, ao caminhar na rua ou ficar em filas. A ansiedade social é o medo excessivo de se expor e de ser avaliado por outras pessoas.
O resultado disso é uma limitação na vida, já que a pessoa acaba fazendo essas atividades com intensa ansiedade e sofrimento, muitas vezes, preferindo evitar essas situações de exposição, com prejuízos na vida profissional, social e afetiva. Por exemplo: Uma pessoa com ansiedade social pode não se formar na faculdade, por conta da apresentação do trabalho de conclusão de curso.

Existe tratamento para a ansiedade social! Para isso, o psiquiatra pode recomendar o tratamento conjunto entre medicação e psicoterapia, que tendem a dar uma ótima resposta de melhora dos sintomas para que a pessoa tenha uma vida normal sem limitações.
  
Para agendamento, entre em contato por telefone: (47) 3237-6829, (47) 992817005 ou (46) 9135-1540
Além do atendimento presencial (em Blumenau e Pato Branco), é possível agendar uma consulta por chamada de vídeo.
Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
CRM-SC - 10305 RQE 9292
 

Depoimentos:

Para agendamento de consultas, entre em contato conosco através do Whatsapp.

47 9281-7005

Matérias relacionadas:

  • Será que você tem transtorno de ansiedade?

    Segundo dados da OMS, o Brasil é um dos "campeões" no quesito população ansiosa: 9,3% dos brasileiros sofre com o problema, porcentagem que equivale ao triplo da média mundial.
    Saiba mais

  • O medo, a ansiedade e o estresse

    O medo está presente no nosso dia a dia, cada vez mais forte. Ficar doente, ter perdas financeiras, ser demitido, perder um ente querido são exemplos de temores que afligem milhões de pessoas Brasil afora nos dias atuais.
    Saiba mais