Que jogos de azar podem causar dependência, todos sabem. A novidade é que agora a OMS incluiu também jogos eletrônicos dentro da categoria de atividades que podem causar transtornos mentais associados.
Na dependência por jogos eletrônicos acontece a perda de controle sobre o tempo dedicado a vídeo games, celulares ou computadores. Aqui, o jogo é priorizado em relação a outras atividades e interesses, com grande prejuízo à vida do paciente.
Ao contrário da dependência em drogas, esta questão pode demorar para ser diagnosticada, já que a prática é comum e, até certo ponto, aceitável. O que diferencia um padrão prejudicial de um padrão equilibrado, é que no padrão prejudicial existe a perda de controle. Além disso, outros sintomas podem ser percebidos:
- Gastos financeiros irracionais, com uso de valores cada vez maiores;
- Inquietude ou irritabilidade, quando é necessário reduzir ou interromper o hábito de jogar;
- Preocupação e ansiedade frequente com o jogo;
- Mudanças drásticas de humor;
- Rotina alterada pelo jogo;
- Afastamento de amigos e familiares da vida real.
A dependência em jogos está relacionado com a descarga de dopamina que os desafios dos games trazem. A dopamina é o neurotransmissor responsável pelas sensações de recompensa, prazer e alegria.
O tratamento vai depender da avaliação do psiquiatra. Porém, geralmente acontece com uma combinação de psicoterapia e uso de medicamentos.
Para agendamento, entre em contato por telefone: (47) 3237-6829, (47) 992817005 ou (46) 9135-1540
Além do atendimento presencial (em Blumenau e Pato Branco), é possível agendar a consulta por chamada de vídeo (telemedicina).
Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
CRM-SC - 10305 RQE 9292


