Sua Saúde

Matérias que preparamos para elucidar alguns aspectos das condições mentais que mais comumente acometem a população.

Filtre as matérias pela categoria desejada:
LutoDependência química Doenças mentaisDepressãoAnsiedadeEstresseInsôniaTranstorno do PânicoDemênciaMal de AlzheimerSentimentos e AfetoPensamento, Mudança, ConcentraçãoAutismoAlcoolismoTranstornos SexuaisAdolescênciaInfância

  • Falta de ar: Um dos sintomas mais comuns da crise de ansiedade

    Entre os sintomas que podem aparecer durante uma crise ansiedade estão: taquicardia (palpitações e coração acelerado), dor no peito, mãos trêmulas, tontura, tensão muscular, boca seca e falta de ar. Esse último sintoma assusta muito os pacientes, principalmente nos tempos que estamos vivendo.
    Saiba mais

  • Problemas físicos da ansiedade

    A ansiedade ocorre em 9 de cada 10 pessoas segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para ser exato, 9,3% dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade, porcentagem que faz o país ser líder no ranking da doença.
    Saiba mais

  • A ansiedade social

    Medo exagerado de fazer algo em público? Você já sentiu medo de se expor, ansiedade, falta de ar, suor frio, coração disparado, rosto vermelho, mãos tremendo, gelo no estômago e preocupações do tipo: "O que os outros estão pensando de mim" ou "todos devem estar vendo que estou tremendo"?
    Saiba mais

  • De 30% a 50% da população brasileira sofre com a insônia

    O tempo ideal de sono varia de 5 a 12 horas por dia, a depender da pessoa, sendo que, em média, a maioria da população precisa de 7 a 8 horas para acordar bem disposta.
    Saiba mais

  • Sintomas da ansiedade/medo

    Conheça alguns sintomas que podem sinalizar uma crise de ansiedade/medo ou mesmo um quadro de transtorno de ansiedade:
    Saiba mais

  • Entenda o que é uma crise de pânico

    Quando está tendo uma crise de pânico, o paciente sente como se estivesse tendo um ataque cardíaco: Seus batimentos ficam acelerados, ele sente dores no peito, a respiração fica pesada e ele fica tonto.
    Saiba mais

  • Como funciona a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)?

    A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é um tratamento médico psiquiátrico que funciona com neuromodulação, ou seja, com variação de campo magnético produzindo ação nos neurônios.
    Saiba mais

  • A Estimulação Magnética Transcraniana é segura?

    Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é um tratamento médico psiquiátrico seguro para tratar quadros de depressão uni e bipolar, alucinações auditivas, além de dores crônicas e fibromialgia. É também uma alternativa de tratamento para o zumbido e para a reabilitação de acidente vascular cerebral
    Saiba mais

  • Questionário para diagnosticar possíveis transtornos alimentares

    Há uma ferramenta simples de 5 questões chamada SCOFF que foi desenvolvida para uso tanto por médicos como por outros profissionais, como instrutores de ballet, técnicos de Wrestling, personal trainers, professores etc. (Morgan et al., 1999).
    Saiba mais

  • A dor que nunca passa

    Dor constante, interrupta e que nunca acaba: essa é a descrição dada por quem sofre com a dor crônica. O problema é debilitante e afeta muito quem sofre com a doença, podendo levar a outros transtornos como depressão e deficiências psicomotoras.
    Saiba mais