Sintomas da fobia social

A fobia social é classificada como um tipo de transtorno de ansiedade. Por isso, esse problema também pode ser chamado de Transtorno de Ansiedade Social (TAS).
Os transtornos de ansiedade dizem respeito a medos desproporcionais em relação à ameaça real. No caso de quem tem ansiedade social, esse medo desproporcional é associado com o desconforto de se expor, de socializar e, na maioria dos casos, de falar em público.

O que uma pessoa com ansiedade social sente?
As pessoas que sofrem com esse tipo de fobia possuem um medo acentuado e persistente de situações sociais ou de desempenho. Por isso, situações de exposição podem levar ao medo de parecer ridículo, dizer tolices ou coisas erradas, ser observado por outras pessoas, ser o centro das atenções, comer, beber ou escrever em público, falar ao telefone e, até mesmo, usar banheiros públicos.
Quando essas situações acontecem, o paciente sente diversas emoções desconfortáveis antes, durante e após o acontecimento, como palpitações, coração acelerado, rubor, tremor, sudorese, enjoos, mãos tremendo e “gelo no estômago”.

Como a ansiedade social afeta a vida do paciente
Por conta das sensações ruins que sente ao ter que falar em público ou interagir com outras pessoas, o paciente passa a ter uma vida limitada, evitando as atividades que causem ansiedade e sofrimento. O problema traz prejuízos no campo profissional, social e afetivo da pessoa. 

“Não gosto de falar em público, então possuo fobia social?”
Ter medo ou desconforto de falar em público, por si só, não é certeza do diagnóstico da fobia social. Para que sofra com fobia social, o medo deve ser tão acentuado que intervenha na vida pessoal e/ou profissional do paciente.
Por isso, apenas um psiquiatra pode fazer o diagnóstico adequado.

Como funciona o tratamento da fobia social?
O tratamento para esse problema é passado pelo psiquiatra, que pode recomendar o tratamento conjunto entre medicação e psicoterapia, que tendem a dar uma ótima resposta de melhora dos sintomas para que a pessoa tenha uma vida normal e sem limitações.

Para  agendamento, entre em contato por telefone: (47) 3237-6829, (47) 992817005 ou (46) 9135-1540
Além do atendimento presencial (em Blumenau e Pato Branco), é possível agendar uma consulta por chamada de vídeo.

Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
CRM-SC - 10305 RQE 9292

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias relacionadas:

  • A ansiedade social

    Medo exagerado de fazer algo em público? Você já sentiu medo de se expor, ansiedade, falta de ar, suor frio, coração disparado, rosto vermelho, mãos tremendo, gelo no estômago e preocupações do tipo: "O que os outros estão pensando de mim" ou "todos devem estar vendo que estou tremendo"?
    Saiba mais

  • O consumo de álcool na adolescência predispõe distúrbios psiquiátricos

    Estudo recém-publicado pela Science Advances demonstra que o consumo de álcool na adolescência é fator de risco para o desenvolvimento de condições neuropsiquiátricas, como a ansiedade e o consumo exagerado de álcool na vida adulta.
    Saiba mais