Problemas físicos da ansiedade

A ansiedade ocorre em 9 de cada 10 pessoas segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para ser exato, 9,3% dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade, porcentagem que faz o país ser líder no ranking da doença.
A ansiedade é um sentimento ou emoção difícil de explicar, porque  se mostra de várias formas, dependendo de cada pessoa.
A ansiedade pode acontecer em forma de nervosismo, irritabilidade, preocupação, sensação que algo ruim vai acontecer... É um sentimento desagradável, que causa medo e/ou desconforto. Quando a pessoa sente ansiedade, tudo passa a ser considerado um problema. O sentimento é tão forte e intenso que influencia negativamente na qualidade de vida do paciente.
Os sintomas da ansiedade podem acontecer no corpo também (de forma física) e as principais sensações são: dor no peito, falta de ar, dores de cabeça, tremor, suor frio, boca seca, dificuldades de digestão, amortecimentos e choques. Dificuldade de atenção, raciocínio e memória também são comuns e facilmente confundidos com o TDA (Transtorno de Déficit de Atenção).
Por conta de todos esses sintomas, o paciente acredita estar passando por algum tipo de doença física, principalmente relacionada a problemas cardíacos. Por isso, muitas pessoas demoram a procurar um psiquiatra para saber o real diagnóstico.
Para tratar o problema, o psiquiatra pode recomendar uma combinação de abordagens, entre elas, medicação e terapia, que juntas apresentam a melhor resposta de tratamento.
Para agendamento, entre em contato por telefone: (47) 3237-6829, (47) 992817005 ou (46) 9135-1540
Além do atendimento presencial (em Blumenau e Pato Branco), é possível agendar uma consulta por chamada de vídeo.
Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
CRM-SC - 10305 RQE 9292

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias relacionadas: