Janeiro Branco e a importância do cuidado com a saúde mental

Estamos no Janeiro Branco, data que tem como objetivo alertar para a importância dos cuidados com a saúde mental. Este é o mês que usamos para renovar e estabelecer novas metas, e o bem-estar emocional é um dos objetivos importantes a serem levados em conta neste momento.

O lema do Janeiro Branco de 2021 é “todo cuidado conta”, buscando promover um pacto pela saúde mental. Mais do que nunca, a ação tem importância chave. A pandemia interrompeu serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países do mundo e, ao mesmo tempo, aumentou a procura por esses mesmos serviços.
O Brasil já é um dos recordistas mundiais em números de depressão, ansiedade e suicídios, mas, a chegada da Covid-19 e da quarentena fez isso piorar ainda mais.
Segundo a primeira fase de uma pesquisa realizada no final de 2020 pelo Ministério da Saúde, os quadros de ansiedade foram identificados em 86,5% dos indivíduos pesquisados, o transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e a depressão grave em 16% deles.

A pandemia também agravou vícios e dependências. Um estudo realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em 33 países da América Latina e Caribe (incluindo o Brasil), mostrou que 35% dos entrevistados revelaram aumento na frequência do hábito de beber de forma excessiva e em curto período de tempo.

É comum que, quando ouvimos falar sobre saúde mental, logo associarmos o termo às doenças mentais. Mas é preciso ter em mente que a saúde mental implica muito mais do que a ausência ou não de doenças.

Estar mentalmente saudável é estar em estado de bem-estar, apto para desempenhar suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a comunidade.

A conscientização sobre a relevância da saúde mental ajuda a informar a população sobre como identificar sinais precoces de que algo não anda bem e também sobre as estratégias possíveis para lidar com isso.

As atividades físicas regulares, ter uma alimentação saudável, dormir bem, ter momentos de lazer e diversão, socializar (por agora, nem que seja através de vídeo chamadas) e, claro, ter o acompanhamento psicológico por um profissional são muito importantes e podem fazer toda a diferença no seu emocional.

Agendamento para Blumenau: (47) 3237-6829. Agendamento para Pato Branco: (46) 3224-1540. Ou entre em contato para agendar sua consulta virtual!

Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
Pós-graduado em Endocrinologia e Metabologia
CRM-SC - 10305 RQE 9292
http://www.ricardozimmer.com.br/

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias relacionadas: