Existe prevenção para a depressão?

Antes de dizer para a pessoa depressiva que “ela precisa se ajudar”, “precisa ser mais forte”, lembre-se que a depressão não é questão de querer, mas sim de poder. Então, como agir diante de uma pessoa com depressão?

Primeiro é preciso entender que a depressão não é fraqueza moral ou preguiça. Para ajudar nessa situação, o mais importante é que a pessoa realize o tratamento correto. Só assim terá remissão dos sintomas e melhora da depressão.

Sem acompanhamento especializado, é comum que as chances de novos episódios de quadros de depressão aconteçam.

Os principais tratamentos para os sintomas depressivos são: remédios corretos nas doses corretas e psicoterapia (se houver indicação). Além disso, é preciso tratar as outras doenças que podem aparecer juntas, como: alterações nos hormônios, apneia do sono, falta de vitaminas e nutrientes.

Outra dica importante para os depressivos é a mudança no estilo de vida: é necessário praticar exercícios físicos, aprender técnicas de relaxamento e aumentar a consciência sobre si (suas emoções e pensamentos). Desenvolver disciplina na rotina desses cuidados contribui para a melhora da saúde geral.

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias relacionadas:

  • Mudar é necessário!

    O que faz as pessoas não conseguirem mudar determinados comportamentos? Como por exemplo: escolher alimentos saudáveis, fazer uma dieta, praticar exercícios físicos, enfim, todas aquelas coisas que sabemos que nos fariam bem, mas que dificilmente a maioria das pessoas fazem.
    Saiba mais

  • Como lidar com os traumas do passado no presente

    O Psiquiatra Dr. Ricardo Zimmer, em entrevista no programa Ver Mais da RicTV Record SC, explicou como lidar com os traumas do passado no presente.
    Saiba mais