Dicas de como lidar com a depressão

Ao me referir à depressão, trato do quadro clínico de transtorno de humor depressivo, que deve ser diagnosticado corretamente, pois implica em afastar várias outras doenças que podem gerar reações iguais ou semelhantes.

Os principais sintomas da depressão são o desânimo e a tristeza, entretanto não é obrigatório sentir-se triste. Outros sintomas são a baixa autoestima, alterações no sono, no apetite, peso e libido, mas também surgem ideias frequentes de morte e incapacidade de sentir-se realizado, pensamentos ruins voltados a pontos negativos da vida e de si mesmo, dentre outros sinais.

A depressão tende a ser crônica, pode durar meses ou anos, com períodos de melhora e diminuição da intensidade dos sintomas, piorando com o agravamento dessas manifestações. O fato de não ser tratada adequadamente tende a fazer com que a doença retorne com mais facilidade no futuro.

O tratamento, na maioria das vezes, é realizado com medicações que devem ser escolhidas de acordo com o perfil dos sintomas apresentados e isso se faz conforme cada caso específico diagnosticado. Infelizmente, a melhora plena dos sintomas só se dá com três a oito semanas do uso do medicamento. Nos primeiros dias, os efeitos colaterais podem ser ruins e frequentes, mas tendem a desaparecer com cinco a quinze dias do uso contínuo da medicação, por isso há a necessidade de ser persistente e entender que o corpo está se adaptando. No entanto, muitas vezes esses efeitos não são importantes ou perceptíveis, havendo melhoras com o passar das semanas.

Quando o tratamento é iniciado, devemos desempenhá-lo da melhor forma possível. Para isso acontecer, é importante que haja mudanças de hábitos de vida: parar de fumar, evitar bebidas alcoólicas, realizar caminhadas de 40 a 60 minutos diariamente (desde que não haja nenhuma contraindicação médica). Vale lembrar que todas as pessoas a partir dos 35 anos devem fazer uma consulta com o cardiologista e realizar um teste de esforço físico.

Treinar relaxamento muscular (soltar os músculos), respiração diafragmática e técnicas de concentração ou meditação também são indicados. Simbolicamente, treinamos “matar leões” diariamente, mas não fazemos o mesmo com a celebração das vitórias do dia a ia. Devemos ter um tempo para cada coisa, caso contrário esse tempo nos será cobrado.

Foque nas coisas boas e válidas. “Existe mais Deus para dar, que o diabo para tirar”. Acredite e seja você o milagre que espera acontecer através das mudanças de suas atitudes!

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias relacionadas: