Depressão: o mal do século?

Mais comum em mulheres, hoje, no mundo, 5% das pessoas estão sofrendo com a depressão.

A depressão é uma doença que influencia os hormônios e o sistema imunológico. Ou seja, está muito além da falta de serotonina no cérebro. A doença muda o funcionamento do corpo como um todo.

Por isso, é comum que outras doenças (como diabetes e hipertensão), quando associadas à depressão, piorem.

A depressão é uma doença grave! Por isso deve ser tratada com todas as possibilidades, isso inclui medicamentos, mudanças no estilo de vida e psicoterapia.

Em muitos casos (40 a 50%) nem com todas essas associações de tratamentos os sintomas são melhorados plenamente e existe, até mesmo, aqueles (cerca de 20%) que sequer possuem redução dos sintomas. Nesses casos, desde 2012, o Conselho Federal de Medicina recomenda o uso da Estimulação Magnética Transcraniana.

Esse tipo de tratamento é recomendado para episódios depressivos uni ou bipolares e seu principal diferencial é o de não possuir efeitos colaterais e não causar dor.

O tratamento de EMT é realizado no consultório médico com o paciente acordado e dura vinte minutos. Normalmente, são necessárias de quinze a vinte sessões realizadas diariamente para que ocorra a melhora nos sintomas depressivos.

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias relacionadas: