Ansiedade!

Você sabe o que é ansiedade? Como você se percebe ansioso? Como lidar com a ansiedade?

A ansiedade é um estado natural. Isso quer dizer que é “normal” ou comum sentir ansiedade, mas não é um sentimento bom e confortável. Se for sentida em muita intensidade, se torna doença.

A ansiedade pode ser percebida de duas formas: Mentalmente, com as preocupações, medos, apreensões e inseguranças; e através de desconfortos físicos, que aparecem a partir dos sentimentos mentais, percebidos através da tensão muscular, dores, taquicardias, faltas de ar, dores de cabeça, tonturas, zumbidos, tremores e suor.

Cada pessoa tem a sua forma de sentir a ansiedade. Para algumas o coração é o centro das emoções; outras sentem dores de cabeça, já os demais se preocupam muito com o futuro.

A ansiedade tem origem na crença de “ser incapaz”, “não dar conta do futuro”, “não tolerar o que pode acontecer”. Esse sentimento está fundamentado na ideia de incompetência, mas algumas estratégias ajudam a diminuir ou controlá-lo.

Para ajudar em crises de ansiedade, nunca tente “controlar o sentimento” ou as preocupações. Somente relaxe o corpo e aceite que não é possível controlar nada. Respire fundo e solte o ar vagarosamente, relaxando o corpo. Repita isso quantas vezes for necessário durante o dia.

Sobre as preocupações: se você deseja pensar em algo, tente não pensar nisso; treine sua atenção para os pontos bons, úteis e verdadeiros da vida.

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias relacionadas: