A ansiedade social

Medo exagerado de fazer algo em público? Você já sentiu medo de se expor, ansiedade, falta de ar, suor frio, coração disparado, rosto vermelho, mãos tremendo, gelo no estômago e preocupações do tipo: "O que os outros estão pensando de mim" ou "todos devem estar vendo que estou tremendo"? Esses são alguns dos sintomas da ansiedade social.


Geralmente, essas sensações aparecem quando a pessoa precisa apresentar trabalhos, falar em público, namorar/flertar, comer na frente de outras pessoas e, até mesmo, ao caminhar na rua ou ficar em filas. A ansiedade social é o medo excessivo de se expor e de ser avaliado por outras pessoas.
O resultado disso é uma limitação na vida, já que a pessoa acaba fazendo essas atividades com intensa ansiedade e sofrimento, muitas vezes, preferindo evitar essas situações de exposição, com prejuízos na vida profissional, social e afetiva. Por exemplo: Uma pessoa com ansiedade social pode não se formar na faculdade, por conta da apresentação do trabalho de conclusão de curso.

Existe tratamento para a ansiedade social! Para isso, o psiquiatra pode recomendar o tratamento conjunto entre medicação e psicoterapia, que tendem a dar uma ótima resposta de melhora dos sintomas para que a pessoa tenha uma vida normal sem limitações.
  
Para agendamento, entre em contato por telefone: (47) 3237-6829, (47) 992817005 ou (46) 9135-1540
Além do atendimento presencial (em Blumenau e Pato Branco), é possível agendar uma consulta por chamada de vídeo.
Dr. Ricardo Zimmer
Médico Psiquiatra
CRM-SC - 10305 RQE 9292
 

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias relacionadas:

  • Problemas físicos da ansiedade

    A ansiedade ocorre em 9 de cada 10 pessoas segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para ser exato, 9,3% dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade, porcentagem que faz o país ser líder no ranking da doença.
    Saiba mais

  • A saúde mental durante a quarentena

    O Psiquiatra Dr. Ricardo Zimmer foi convidado a falar sobre saúde mental durante a pandemia no programa Balanço Geral da NDTV.
    Saiba mais